OPERAÇÃO SHAMAR: POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA AÇÕES NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
No dia 7 de agosto de 2025, data em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo desencadeou a Operação Shamar, uma grande mobilização nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O termo “Shamar”, de origem hebraica, significa cuidar, proteger e vigiar, e reflete a essência da operação, idealizada pelo Ministério da Justiça.
A operação tem como objetivo principal inibir a violência doméstica e familiar, promovendo ações de prevenção primária e estimulando as vítimas a buscarem apoio junto às autoridades competentes. Além disso, visa prestar atendimento adequado às vítimas, considerando sua exposição e vulnerabilidade, e garantir o correto registro e encaminhamento das ocorrências.
Durante a ação, que teve o chamado “Dia D” neste 7 de agosto, diversas frentes de trabalho foram ativadas. Equipes operacionais e o serviço de inteligência da Polícia Militar atuaram de forma integrada no monitoramento e na fiscalização de indivíduos reincidentes nesse tipo de crime. Mandados de prisão em aberto foram verificados e, em casos cabíveis, realizaram-se ações para a captura de procurados por violência contra a mulher.
Paralelamente, a operação também assumiu um caráter educativo, com a realização de palestras de conscientização, divulgação do aplicativo SOS Mulher que permite o acionamento emergencial da Polícia Militar por mulheres com medida protetiva, e da Cabine Lilás, espaço criado para acolher e atender vítimas de forma humanizada e especializado. O trabalho de campo tem um importante viés preventivo e orientativo, buscando não apenas a repressão ao crime, mas também a promoção da segurança e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
A Polícia Militar reforça que a luta contra a violência doméstica é diária e que a denúncia é fundamental. Toda mulher em situação de risco deve procurar apoio e pode contar com o atendimento das forças de segurança.
(Dados e foto: Comunicação Social do 34 BPMI).
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